Os órgãos de defesa do consumidor continuam registrando aumento nas denúncias e reclamações relativas à aplicação de golpes estelionatários, sobretudo aqueles que são praticados através de telefonemas, e-mail e aplicativos de mensagens.
O problema, inclusive, foi agravado com a pandemia da covid-19. Como se sabe, muita gente saiu menos de casa, obedecendo às medidas preventivas.
Com isso, cresceram os serviços de delivery e as mais variadas ferramentas tecnológicas, usadas nas compras de produtos e a contratação de serviços, tornando-se alvos fáceis para os golpistas.
Quem faz a avaliação deste cenário é a advogada Patrícia de Oliveira, do Procon de Pará de Minas. Segundo ela, o órgão tem recebido diversas reclamações nesse sentido.
Para que as pessoas não precisem procurar a ajuda do Procon ou mesmo da polícia, é necessário que elas se atentem a algumas orientações importantes:
O Procon também orienta os consumidores a não clicar em links de promoções e outros tipos de postagens nas redes sociais, enviados por e-mail ou mesmo pelos aplicativos de mensagens. Eles podem funcionar como isca para a clonagem dos aparelhos e aplicação de novos tipos de golpes.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.