Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Trabalhadores que deram certo na informalidade não querem mais saber de carteira assinada

09/08/2021
id="thumb66012" title="Trabalhadores que deram certo na informalidade não querem mais saber de carteira assinada" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/65bc2-vendedor-cocada-2-.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb66012' } )"> Highslide JS

As dificuldades de acesso ao mercado de trabalho formal têm levado milhares de trabalhadores para a informalidade. 

Há poucos dias o IBGE divulgou os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), mostrando que mais de 34 milhões de brasileiros atuam como trabalhadores informais. Esse número é 2% maior que o primeiro semestre do ano passado. 

A pesquisa considera nesse grupo pessoas que trabalham por conta própria e aquelas que não têm carteira assinada no setor privado ou doméstico, assim como empregadores sem CNPJ e quem trabalha sem remuneração.

Pará de Minas não tem um indicador dimensionando a situação da informalidade, mas esta realidade é clara nas ruas cheias de pessoas tentando ganhar a vida através do comércio informal de produtos e serviços caseiros.

Simão Duarte Pereira, de 30 anos, é um exemplo. Ele se tornou conhecido na cidade por vender cocadas baianas. Simão decidiu largar o emprego de carteira assinada e garante que está mais feliz agora, inclusive, ganhando melhor:

Especialistas consideram que o aumento do trabalho informal se deve, entre outros fatores, aos efeitos da pandemia no orçamento das empresas que foram obrigadas a reduzir o quadro de funcionários para conseguir equilibrar as contas.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis