Duas situações relacionadas a problemas de saúde têm repercutido bastante na região. Uma delas foi registrada na cidade de Contagem, no bairro Nacional, onde uma criança de 4 anos e a bisavó dela, de 73 anos, morreram de febre maculosa. A informação serve de alerta geral. Nas proximidades da casa onde moravam o menino e a idosa havia animais soltos, como cavalos, vacas e cachorros.
Segundo denúncias que estão sendo apuradas, os bichos não teriam recebido atenção necessária da prefeitura para tratamento da doença, que é transmitida pelo carrapato-estrela. E a Secretaria de Saúde se defende, afirmando que monitora a área desde 2017, com intensificação das ações de prevenção desde 2019, quando houve um surto de febre maculosa na área.
A Prefeitura de Contagem informou também que já iniciou uma ação de sensibilização e panfletagem para os moradores do bairro Nacional e regiões no entorno. Todas as casas estão sendo borrifadas com produto específico de combate ao carrapato-estrela. Já na cidade de Itaúna a população está assustada com um surto de diarreia e vômito em vários bairros, caso do Santanense, Morro do Sol, Morada Nova, Piedade, Morro do Engenho e até no centro.
De acordo com os relatos, em apenas um dia cerca de trinta crianças e cinquenta adultos foram atendidos nas unidades de saúde e no Hospital Manoel Gonçalves. A Secretaria de Saúde informou que está investigando a causa e trabalha com a hipótese de uma virose. Houve boatos de que a contaminação poderia ter sido provocada pelo sistema de abastecimento de água da cidade – SAAE – mas o órgão garantiu que não houve qualquer alteração no tratamento da água.
Foto Ilustrativa: pixabay.com
Há 0 comentários. Comente essa notícia.