Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Dia do Psicólogo expõe realidade perigosa: o bem-estar mental piorou muito

27/08/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Hoje é o Dia do Psicólogo, profissional responsável pelo estudo e tratamento dos problemas relacionados à saúde mental e cuja atuação se tornou ainda mais essencial com a pandemia.

O 27 de agosto foi escolhido para representar a categoria porque nessa mesma data em 1964, o presidente João Goulart sancionou a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão.

O papel da psicologia sempre foi muito importante na sociedade para o tratamento de quadros depressivos, de ansiedade e outras enfermidades. Com o mundo em constante evolução, a vida ficou mais corrida e repleta de incertezas, desencadeando uma série de efeitos sobre a saúde mental.

Mas tudo ficou ainda mais intenso do ano passado para cá. Prova disso são os dados da pesquisa do Instituto Ipsos de que 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito desde então. 

De acordo com a psicóloga Marcela Domingues, esses dados só reforçam a importância da atuação do profissional para contribuir com uma sociedade mais saudável, que consiga se adaptar ao mundo moderno com qualidade de vida.

Mas e os psicólogos? Como conciliar a profissão - com tantos problemas para ajudar a resolver - e a boa saúde da mente? Para Marcela Domingues, não existe segredo, basta o profissional procurar ajuda também.

E falando em buscar ajuda, Marcela espera que a divulgação do Dia do Psicólogo ajude a quebrar o preconceito de muitos em procurar atendimento. Segundo ela, está na hora de naturalizar os problemas da saúde mental.

A psicóloga também orienta que as pessoas auxiliem amigos e familiares na procura por atendimento profissional, quando identificar que eles necessitam de ajuda para superar crises ou outros problemas de saúde mental.

Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis