Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Busca de ajuda é essencial para quem precisa de alívio mental

10/09/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Setembro é o mês dedicado à valorização da vida, em vista do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que é lembrado hoje. 

No Brasil, a expressão "Setembro Amarelo" representa a campanha voltada para as ações preventivas e de conscientização, mobilização que é liderada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina.

O tema deste ano é "Criando esperança por meio da ação" e ele, inclusive, já está sendo trabalhado pelos profissionais da saúde mental, assim como pelos espaços dedicados ao atendimento médico e também nas redes sociais.

As entidades envolvidas na campanha têm trabalhado a importância das pessoas agirem em prol da vida, oferecendo apoio e incentivando a busca por ajuda profissional. 

A psicóloga Marcela Domingues esclarece que uma forma de facilitar esse acesso aos profissionais da saúde mental é justamente através da naturalização da terapia e da consulta ao especialista, situações que ainda carregam grande estigma social: 

Segundo Marcela, as duas principais razões que levam as pessoas a buscar ajuda profissional são a ansiedade e a depressão. São elas também as situações que mais afligem a sociedade no mundo atual.

Marcela diz que qualquer pessoa pode estender a mão e oferecer ajuda aos que estejam em sofrimento mental. O apoio dos amigos e familiares é essencial. 
Mas além da empatia e do ombro amigo, o encaminhamento para um consultório psicológico pode ajudar muito às pessoas, sobretudo aquelas em vias de atentar contra a própria vida. 

E quem não tem um ombro amigo para contar num momento de crise, pode recorrer ao Centro de Valorização da Vida no site cvv.org.br, onde uma equipe de voluntários capacitados está sempre disponível para conversar e orientar.

Foto: germano Santos/Rádio Santa Cruz FM



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis