Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Empréstimos consignados sem autorização aumentam: INSS dá dicas de como agir

19/10/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Os empréstimos consignados – modalidade de crédito na qual as parcelas são descontadas automaticamente do salário de aposentados e pensionistas – estão se transformando numa verdadeira dor de cabeça para os beneficiários do INSS.

O problema está relacionado à liberação do empréstimo mesmo sem a solicitação do cliente. Essa é a principal reclamação no site consumidor.gov.br e no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), duas plataformas ligadas ao Ministério da Justiça.

Os dados são impressionantes. No consumidor.gov, por exemplo, de janeiro a setembro deste ano, foram mais de 81 mil reclamações, um aumento de 91% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já no Sindec, as reclamações relativas a crédito consignado tiveram aumento de 172%.

Para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), um dos fatores que contribuiu para o número de problemas envolvendo o consignado foi o fato de, em outubro do ano passado, o governo ter editado uma medida provisória que ampliou de 35% para 40% a margem dessa modalidade como medida de incentivo à economia durante pandemia de covid-19. 

O INSS orienta os segurados que não reconheçam o empréstimo a procurarem imediatamente o banco pagador para registrar a reclamação. 

Foto Ilustrativa: joelfotos/pixabay.com



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis