Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


CCZ anuncia campanha de conscientização sobre os riscos da leishmaniose

26/10/2021
id="thumb67134" title="CCZ anuncia campanha de conscientização sobre os riscos da leishmaniose" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/17eb1-dsc06944.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb67134' } )"> Highslide JS

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pode lançar em breve uma campanha de conscientização sobre a leishmaniose. A ideia é fomentar as ações preventivas, a fim de combater o mosquito palha, principal transmissor do protozoário causador da doença.

O veterinário responsável pelo setor, Oscar Leitão, disse que o trabalho educacional com a população é fundamental, já que Pará de Minas é considerada uma área endêmica para a leishmaniose. 

Nos últimos anos, inclusive, centenas de animais foram diagnosticados com o vírus e alguns tiveram que ser sacrificados enquanto outros conseguiram passar pelo tratamento. Somente em 2021, segundo dados do CCZ, foram 460 testes positivos para a doença.

A leishmaniose é uma doença infecciosa e pode ser transmitida do animal para o ser humano. No caso dos cães, por exemplo, o tipo mais comum é a visceral, que acomete órgãos como o baço e o fígado, além da medula óssea. No entanto, segundo o veterinário, outros animais também podem ser reservatórios do protozoário, daí a importância ainda maior da conscientização.


O veterinário também chama atenção para o fato da prevenção ser eficaz e mais simples de ser feita:

Quando um cão testa positivo para leishmaniose o tutor tem duas opções: eutanásia ou o tratamento. Caso o animal seja assintomático, a pessoa ainda pode solicitar um exame de contra prova. Se ele optar pelo tratamento, a alternativa será a rede privada, já que o CCZ não oferece esse serviço. 

O teste de leishmaniose é feito gratuitamente no Centro de Zoonoses. O serviço está instalado na rua José Bahia Capanema, no bairro João Paulo II, próximo ao Parque de Exposições. O telefone para mais informações é o 3231 7817.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis