O esporte de Pará de Minas viveu um momento histórico na tarde do último sábado. Pela primeira vez, a cidade sediou uma partida oficial de futebol americano, que aconteceu no Estádio José Porfírio de Oliveira, o campo do Guarany.
Foi o duelo de semifinal de uma das competições mais importantes do país, a Minas Gerais Football League. Em campo, sob um forte calor, o Galo FA confirmou o favoritismo vencendo o Golden Lions por 79X0, avançando par a grande decisão.
Contudo, mais que o resultado, o que valeu para a cidade foi a experiência de organizar um evento inédito, que demandou muitas reuniões e estruturação do palco do jogo.
O gramado do campo do Guarany ficou quase irreconhecível com as marcações das jardas e as grandes traves no formato de Y. O estádio também foi adaptado para receber crianças e permitir a transmissão ao vivo da partida.
Nas arquibancadas, um público de quase mil pessoas apoiando as equipes e conhecendo um esporte até então novo para muitos paraminenses. O vice-prefeito e secretário Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale, avaliou muito bem a experiência, afirmando que ele marcou o início do futebol americano por aqui.
A vinda do futebol americano a Pará de Minas foi uma iniciativa da Unicesumar, patrocinadora da competição, que também recebeu o apoio da CDL. O Jornal da Manhã conversou com o gestor da Unicesumar em Pará de Minas, João Bosco Silva, e com a coordenadora Executiva da CDL, Amanda Faria, que destacaram a importância do jogo para o esporte local:
Após a partida, nós também falamos com o jogador eleito o melhor em campo, o norte americano do Galo FA, Oshay. Muito feliz com a vitória e o prêmio, ele destacou a boa estrutura de Pará de Minas e elogiou a ideia de desenvolver aqui um programa de futebol americano.
Ao fazer um balanço do evento esportivo, Bruno Guilherme, presidente da Brasil FA, responsável pela organização do torneio, também parabenizou a cidade e a torcida pelo acolhimento:
Bruno também manifestou o interesse de trazer outros jogos de futebol americano para a cidade, ajudando no desenvolvimento da modalidade entre os paraminenses.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.