Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Inauguração da adutora do Rio Pará consolida operação que garante o abastecimento de Pará de Minas

09/11/2021
id="thumb67323" title="Inauguração da adutora do Rio Pará consolida operação que garante o abastecimento de Pará de Minas" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/38199-img-20211109-wa0013.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb67323' } )"> Highslide JS

Entregue oficialmente ontem à população de Pará de Minas o sistema de captação de água do Rio Pará.

Construída pela Vale, a adutora integra um conjunto de medidas de reparação aos prejuízos causados em 2019 pelo rompimento das barragens da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. 

Uma das consequências da maior tragédia ambiental da história de Minas Gerais foi a contaminação do Rio Paraopeba, até então uma das principais fontes hídricas de abastecimento de Pará de Minas.

A adutora tem uma extensão de quase 48 quilômetros e é formada por mais de 7.000 tubos de 6  a 12 metros de comprimento e de 500 milímetros de diâmetro. Segundo a Vale, a tubulação é totalmente subterrânea, a exceção das travessias de rios e córregos. 

O sistema tem potencial de captação de 284 litros por segundo, pouco mais de um milhão de litros por hora, mesma vazão que a cidade possuía na outorga do Rio Paraopeba. O diretor da Águas de Pará de Minas, Rodrigo Macool, define a obra como segurança hídrica para a população.

Ao falar da adutora, o prefeito Elias Diniz lembrou que ela é uma das medidas previstas no Termo de Compromisso assinado em março de 2019 pela Prefeitura, Vale e Águas de Pará de Minas, com a intermediação do Ministério Público de Minas Gerais. 
Elias Diniz destacou o esforço coletivo das partes envolvidas no acordo e classificou o sistema de captação como um marco para o município.

Embora a inauguração oficial tenha acontecido ontem, a adutora do Rio Pará já está em funcionamento há alguns meses. Ela foi concluída em fevereiro, após sete meses de atraso da Vale. 
A água captada no rio é transportada diretamente até a Estação de Tratamento de Água da concessionária, no bairro Nossa Senhora das Graças. 

Além do sistema, a mineradora também cumpriu outras medidas previstas no Termo de Compromisso para minimizar os problemas relacionados ao abastecimento de água na cidade. Segundo a empresa, durante essas ações foram gerados mais de 600 empregos diretos, sendo que mais de 36% da mão de obra contratada foi de moradores de Pará de Minas e cidades vizinhas. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis