Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Moradores da bacia do Paraopeba têm acesso a mais de 2 bilhões de litros de água

12/11/2021
id="thumb67379" title="Moradores da bacia do Paraopeba têm acesso a mais de 2 bilhões de litros de água" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/21bcd-vale-divulgacao-2-.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb67379' } )"> Highslide JS

Aos poucos, os moradores ribeirinhos diretamente impactados pela interrupção da captação de água no rio Paraopeba, no trecho entre Brumadinho e Pompéu, têm acesso a alternativas definitivas para o abastecimento de água.

Até o primeiro semestre deste ano, foram construídas ou reativadas cerca de 40 captações subterrâneas, que contribuíram para disponibilizar aproximadamente 1 bilhão de litros de água para as comunidades atingidas.

A medida é uma das frentes adotadas pela Vale para garantir abastecimento àqueles que captavam água do Paraopeba e contribuir para que retomem o quanto antes sua rotina.

Além das ações definitivas, outros 1,3 bilhão de litros de água potável já foram entregues por meio caminhões pipa. Somadas, as duas estratégias já disponibilizaram 2,3 bilhões de litros de água para moradores de 16 municípios impactados.

A estratégia de abastecimento tem como princípio garantir o acesso a um recurso de qualidade e na quantidade que todos os moradores impactados necessitam.

Para definir a elegibilidade, foram definidos critérios que acompanham nota técnica do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam): têm direito à entrega as famílias que faziam captação de água diretamente no Paraopeba, independentemente da distância do rio, além daquelas que tinham captações subterrâneas instaladas até 100 metros da margem do rio, de Brumadinho até a Usina de Retiro Baixo, em Pompéu.

Fotos: Vale/Divulgação



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis