O Dia da Consciência Negra, neste 20 de novembro, é uma data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
O dia também é dedicado à luta contra o racismo, discriminação, desigualdade social, e em favor da inclusão e valorização das pessoas negras e da cultura afro-brasileira em toda a sociedade.
Conforme o JM vem divulgado, ao longo do mês de novembro, várias ações nesse sentido vêm acontecendo na cidade. Foram exposições, apresentações musicais e de dança, debates e várias outras ações realizadas pela Associação Étnica Dandara.
A vice-presidente da associação, Arlete Maria dos Santos Silva reforça a importância da data.
Nas escolas da rede pública e privada, também foi grande a movimentação em torno do tema. Na Escola Fernando Otávio, por exemplo, o professor de arte Edésio do Carmo, o popular Desinho, organizou uma mostra de trabalhos sobre a Consciência Negra, envolvendo toda a comunidade escolar.
Para este sábado a Associação Étnica Dandara leva para as ruas da cidade protestos contra o racismo, durante a manifestação marcada para daqui a pouco, às 9h, na Praça Padre José Pereira Coelho.
E às 19h, o evento Negro-Ativo, coordenado pelo ator Rony Morais, apresentará roda de conversa e apresentações artísticas no palco do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.
A programação do Mês da Consciência Negra segue até o próximo sábado, dia 27, quando acontece um evento aberto na Galleria Cultural, no bairro São Luiz.
Fotos: Amilton Maciel/Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.