Há menos de um mês para o final do calendário letivo, escolas públicas e privadas aproveitam as últimas semanas para fazer uma avaliação do período e tirar os ensinamentos de um ano marcado por grandes desafios.
Agravamento da pandemia de covid-19, novos modelos de ensino, adaptações de professores e alunos, vacinação e outras situações, colocaram 2021 como um ano a ser lembrado na história da educação nacional.
Apesar dos obstáculos – que não foram poucos – no Colégio Sagrado Coração de Maria, que é uma das instituições mais tradicionais de Pará de Minas, o balanço é positivo, segundo confirma a diretora Tânia Hanke.
Com 280 alunos matriculados, do berçário até o 3º ano do Ensino Médio, a escola se reinventou para conseguir repassar o conteúdo previsto dentro das condições disponíveis e permitidas pela pandemia.
A expectativa no início do ano era retomar as aulas presenciais em fevereiro, o que não foi possível devido ao agravamento da crise sanitária. Isso só aconteceu em agosto, com o ensino híbrido, algo novo para professores e alunos.
Apesar dos desafios, Tânia Hanke avalia que o ano foi de muito aprendizado, algo que as escolas precisavam para inovar e desenvolver o ensino no país.
E o Colégio Sagrado Coração de Maria já se planejou para 2022, com início do ano letivo previsto para 2 de fevereiro. Além do conteúdo previsto na base curricular, a instituição prevê a execução de projetos para o desenvolvimento dos alunos. Para as crianças de 2 a 11 anos, por exemplo, a ideia é promover aulas em inglês para a adaptação à língua estrangeira.
Outra grande expectativa é pelo novo Ensino Médio, que será obrigatório nas escolas a partir do ano que vem:
Além do trabalho com os alunos, o Colégio Sagrado Coração de Maria também oferecerá capacitações para os professores, principalmente direcionadas à tecnologia, para qualificar ainda mais a prestação do serviço. Os interessados em saber mais informações, como matrículas e mensalidades, podem acessar o site colegioberlaar.com.br.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
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