Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Hemominas implanta novo método para reduzir transmissão de doenças via transfusão de sangue

28/12/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Para aumentar a segurança durante a transfusão de sangue, a Fundação Hemominas está implantando a Técnica de Inativação de Patógenos. A técnica inibe os patógenos no sangue antes da transfusão e reforça a segurança do procedimento, principalmente em relação à mais comum reação transfusional de plaquetas: a transmissão de bactérias, que pode ser fatal, especialmente em pacientes imunossuprimidos. 

Esse grupo engloba, por exemplo, aqueles que recebem tratamento quimioterápico ou que passaram por transplante de medula óssea. Segundo o governo de Minas, o método é utilizado em países como Suíça, França e Bélgica em 100% da produção de concentrados de plaquetas

A expectativa da fundação é que a técnica de inativação, além de aumentar a segurança, ajude a melhorar os estoques de sangue e a capacidade de atendimento. O investimento do projeto é de cerca de R$ 5 milhões. 

E já que o assunto é sangue, o estoque de alguns tipos de sanguíneos melhorou, mas a Hemominas ainda enfrenta dificuldades para repor os tipos O positivo e O negativo. Enquanto o primeiro está em nível de alerta, o segundo já se encontra em volume crítico, segundo a fundação.

A doação de sangue pode ser feita através de agendamento no site da fundação, na página hemominas.mg.gov.br. O Hospital Nossa Senhora da Conceição também possui um serviço de captação de doadores e transporta os interessados até o hemocentro de Divinópolis para as doações.

Para saber mais informações, o cidadão pode fazer contato com o setor, no telefone 3233-5461.

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis