Janeiro é considerado o ‘Natal’ das papelarias. Ao contrário da maioria dos segmentos, que registram movimento fraco no varejo, as lojas especializadas em materiais escolares vendem bastante no início do ano.
E o movimento vai aumentando na medida em que se aproxima o calendário escolar. A expectativa do setor para este ano é melhor que em 2021, já que as aulas presenciais impulsionam as vendas.
Aliás, desde dezembro que as papelarias vêm registrando crescimento nas vendas. Disparou o número de crianças que recebeu materiais escolares como presente de Natal. Muitos deles foram pedidos feitos pelos próprios estudantes, com direito à escolha na loja.
Em Pará de Minas, a rede de lojas Embapel/BigPel reflete o bom momento do setor. Segundo o gerente Lourenço Santos, a tendência é de alta ainda maior nas vendas a partir da próxima semana.
Ele tem percebido também uma motivação maior dos alunos com as aulas presenciais, depois de tanto tempo de distanciamento.
E mesmo com os problemas de produção enfrentados pela indústria em 2021, o mercado dispõe de boas novidades para este ano.
E não são apenas as lojas que estão preparadas para a temporada de vendas. Pais e responsáveis pelos estudantes também estão atentos ao mercado, avaliando preços e a real necessidade da compra de alguns itens.
Ana Paula do Carmo Faria é um exemplo. Antes de fazer as compras, ela fez uma ampla pesquisa de preços e qualidade para ter certeza do quanto e onde comprar.
O reajuste de preços dos materiais escolares pode chegar a 30%, dependendo do item avaliado. Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, a indústria sofreu com a alta frequente de preços das diversas matérias-primas em 2021 como, por exemplo, o papel, papelão e embalagens.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM
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