Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Pesquisa mostra a realidade financeira do trabalhador: endividamento é o maior da história

21/01/2022
id="thumb68354" title="Pesquisa mostra a realidade financeira do trabalhador: endividamento é o maior da história" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/bb7cf-divida.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb68354' } )"> Highslide JS

Não é à toa que o comércio lojista está se queixando do movimento fraco nesse início de ano. A exceção de alguns segmentos, que faturam mais nesta época – caso das papelarias – as vendas estão baixas.

O desaparecimento do consumidor não aconteceu só em Pará de Minas e pode ser explicado com o resultado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, que foi realizada pela Confederação Nacional do Comércio.

O Brasil está com recorde de famílias endividadas – sete em cada dez estão com alguma conta atrasada. Esse percentual é o maior da série histórica do estudo. O aumento do endividamento cresceu a partir de maio de 2021.

Foi justamente nesse período em que boa parte das cidades brasileiras flexibilizou as atividades comerciais por conta da pandemia. Com a reabertura, o consumo cresceu.

E não há perspectiva de melhora do cenário, pelo menos por hora. É que as famílias estão enfrentando, neste início de ano, as mesmas dificuldades do ano passado, sendo a inflação alta a principal delas.

Outro aspecto que causa entrave no cenário é a fragilidade do mercado de trabalho, já que as vagas formais oferecidas estão concentradas em áreas de baixa remuneração. A desproporção entre a renda pequena e o alto custo de vida causam danos enormes na sobrevivência das famílias, forçando o atraso das contas.

Foto Ilustrativa: pixabay.com



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis