Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Situação frequente nas autoescolas: perda de prazos para o candidato tirar a CNH

22/01/2022
id="thumb68366" title="Situação frequente nas autoescolas: perda de prazos para o candidato tirar a CNH" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/77455-dsc08735.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb68366' } )"> Highslide JS

As autoescolas de Pará de Minas continuam orientando os alunos sobre a deliberação 248/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

A medida, em vigor desde a primeira semana de janeiro, restabelece o prazo máximo de 12 meses para conclusão do processo de se tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O prazo estava suspenso por tempo indeterminado como medida para reduzir os impactos da pandemia no Brasil.

O proprietário da Auto Escola Nacional, Marcos Vinícius Oliveira, confirma que o período de um ano foi retomado e não há previsão de nova suspensão da liberação.

Quem tinha processo ativo até o último 31, agora terá até o final de dezembro para concluir:

Questionado se é comum o candidato perder o prazo de um ano para tirar a CNH, Marcos Vinícius confirmou que a situação frequente:

O processo para requerer a carteira de habilitação inclui exames de aptidão física e psicológica e aulas teóricas com duração de 45 horas/aula, seguidas de uma prova. 
Na etapa seguinte, é preciso fazer um curso prático de direção com, no mínimo, 20 horas/aula tanto para a categoria A (motocicleta), quanto para categoria B (automóvel). Após todas essas etapas, o candidato faz a prova prática.

O Contran também prorrogou, por um ano, contado desde 3 de novembro de 2021, o prazo para uso dos veículos de aprendizagem nos centros de formação de condutores. Pelas regras, os veículos utilizados pelas autoescolas devem ter tempo máximo de uso. Na categoria A, por exemplo, o prazo é de cinco anos, excluído o ano de fabricação. Para a categoria B, o prazo é de até oito anos, sem contar o ano de fabricação.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis