Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Governo de Minas coloca mais um helicóptero para atendimento do Samu

03/02/2022
id="thumb68544" title="Governo de Minas coloca mais um helicóptero para atendimento do Samu " target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/e23bc-2675a621-35ad-4d2a-9153-f5026c4ea1c6.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb68544' } )"> Highslide JS

Dando sequência ao convite do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a partir desta terça-feira, 01 de fevereiro, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), passou a administrar e regular também a aeronave de asa rotativa, helicóptero, Arcanjo 09, do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG) do Governo de Minas Gerais.

Desde 26 de dezembro o Consórcio já fazia a gestão e regulação do avião, Arcanjo 09. Equipes compostas por médicos e enfermeiros do SAMU Oeste estarão de plantão no hangar do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (BOA/MG), que fica no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, de prontidão para atuarem em atendimentos pré-hospitalares e transferências de pacientes atendendo várias regiões de Minas Gerais.

“É um desafio que foi colocado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), para que assumíssemos as aeronaves na Pampulha. Uma evolução, do ponto de vista assistencial, muito importante, nas questões das transferências inter-hospitalares, que geralmente são realizadas pelo avião asa fixa, Arcanjo 09, e já está sob a nossa gestão desde 26 de dezembro, e hoje assumimos o helicóptero, Arcanjo 04, atuando na região central, centro-oeste e outras regiões do estado no atendimento pré-hospitalar.

Para o CIS-URG, uma evolução de tamanha importância, porque poderemos ampliar os equipamentos de assistência à população do centro-oeste e apoiar todo o estado de Minas Gerais. Agradecemos a confiança depositada em nossa administração, do presidente do Consórcio, Olívio, e também toda a diretoria, dos prefeitos, tanto do conselho fiscal quanto do conselho deliberativo, que aprovaram a ideia, acreditando ser, de fato, um avanço assistencial, um ganho para a nossa população, onde poderemos, em momentos que forem necessários, acionar com mais agilidade tanto o avião para transferências inter-hospitalares quanto o helicóptero para atendimento pré-hospitalar, em qualquer ponto da nossa região e nas regiões pré-determinadas pela SES.

Um manual de regulação dessas aeronaves está sendo construído e uma equipe técnica nossa está participando junto com a Secretaria na elaboração dele para dar transparência e agilidade no uso desses equipamentos que são caros. A manutenção, equipe dos pilotos e abastecimento continuam sendo feitas pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais, os médicos e enfermeiros são do CIS-URG Oeste.

É ainda mais integração com o Corpo de Bombeiros, essa parceria que já funciona muito bem aqui na região centro-oeste, um avanço bastante significativo para toda a nossa população e crescimento do CIS-URG Oeste!”, comenta José Marcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste.

Texto e Fotos: Reprodução/CIS-URG Oeste



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis