O sistema público de ensino vem criando novas ferramentas para realizar o acompanhamento, ainda mais minucioso, da aprendizagem dos alunos ao longo do ano letivo. Isso quer dizer que além das provas comuns de cada matéria, quando o aluno acumula pontos para conseguir passar de ano, ele também terá seu rendimento avaliado em novas situações.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, a primeira ferramenta é a chamada Avaliação Diagnóstica, que já está confirmada para acontecer entre os dias 7 e 16 de março.
A partir do resultado deste teste os professores saberão exatamente as dificuldades que precisam ser superadas e, assim poderão implementar estratégias pontuais e efetivas.
Os outros dois momentos avaliativos serão a Primeira Trimestral, marcada para junho, e a Segunda Trimestral, confirmada para setembro. Elas terão o papel de levar o professor a verificar se os objetivos estabelecidos para cada trimestre foram alcançados.
A bateria de avaliações servirá de termômetro para o acompanhamento da aprendizagem e a realização de estratégias assertivas de intervenção, ainda durante o ano letivo.
Participarão destas provas todos os estudantes matriculados nas turmas regulares do 2º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, além das turmas de EJA e Correção de Fluxo.
Foto Ilustrativa: pixabay.comHá 0 comentários. Comente essa notícia.