Aos poucos a população vai retomando a confiança no sistema eleitoral. Pesquisa recente, realizada pelo Instituto Datafolha, revelou que 82% dos brasileiros confiam na urna eletrônica.
O índice foi altamente positivo, sobretudo se comparado à pesquisa realizada em 2020 quando a aprovação não chegava a 70%. E ela pode ser ainda maior agora que o TSE triplicou o número de urnas auditadas, a fim de garantir ainda mais transparência no processo eleitoral.
Fato é que nos últimos anos muitos defensores do voto impresso começaram a espalhar fake news sobre supostas fraudes no processo eleitoral brasileiro, sem qualquer comprovação.
Isso fez com que o TSE reforçasse as campanhas de conscientização sobre o voto e a credibilidade da urna eletrônica que desde 1996, quando foi implantada e se mantém como referência.
Em Pará de Minas os serventuários da Justiça Eleitoral também garantem a segurança e confiabilidade da urna. O chefe do cartório eleitoral, Luiz Antônio Gabriel, inclusive convida a população a conhecer melhor o sistema que vem garantindo a lisura do processo eleitoral há 26 anos.
E as pessoas que desejam votar nas eleições de outubro, quando serão escolhidos presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais, só tem até 4 de maio para regularizar ou solicitar a emissão do Título Eleitoral. O procedimento também pode ser feito pela internet no site tse.jus.br, clicando na aba Eleitor Eleições.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.