O mês de abril colocou em evidência novamente a necessidade de cuidado e carinho com os animais. Neste mês, é celebrado o Abril Laranja, campanha que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e combate aos maus-tratos contra os animais.
A ação foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais e defende que todos têm direito a tratamento gentil e respeitoso sob os cuidados dos humanos e devem ser protegidos pela lei.
Falar sobre maus-tratos pode parecer repetitivo, mas os dados mostram que é relevante tratar essa temática em nível nacional. Somente no estado de São Paulo, entre janeiro de 2020 e novembro de 2021, houve aumento de quase 16% no número de denúncias feitas às forças de segurança. Os dados são da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal.
Em todo o país, entidades e organizações protetoras dos animais realizarão palestras e outras ações ao longo do mês para falar sobre a campanha e qual o papel da sociedade para prevenir e combater.
Em Pará de Minas, o Centro de Controle de Zoonose (CCZ) está envolvido nesse trabalho de divulgação. O médico veterinário, Oscar Leitão, lembra que os animais têm direitos que devem ser garantidos pelos tutores e órgãos públicos.
Sobre a situação observada em Pará de Minas, o veterinário destacou os principais problemas registrados na cidade.
Por causa de bárbaros casos registrados no país, em 2020 a legislação que trata dos maus-tratos aos animais ficou mais rígida. A pessoa que cometer esse crime pode pegar de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda. Abandono também é considerado maus-tratos.
As denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar de Meio Ambiente, no 155, no Disque Denúncias, no 181, ou mesmo no CCZ de Pará de Minas, que encaminha a situação para as autoridades policiais. O contato do Centro de Zoonoses é o 3231 7722.
Fotos: prefeitura de Pará de Minas/DivulgaçãoHá 0 comentários. Comente essa notícia.