Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Suspensão do prazo de carência da GTA impulsiona a campanha contra aftosa

09/05/2022
id="thumb69881" title="Suspensão do prazo de carência da GTA impulsiona a campanha contra aftosa" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/ae71b-ba4f8015-180e-4525-90b1-d776f3b8f8a4.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb69881' } )"> Highslide JS

A estimativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em superar o índice de vacinação contra a febre aftosa registrado em 2021, tem tudo para ser alcançada em curto espaço de tempo em todo o Estado de Minas Gerais.

No ano passado o IMA registrou dez milhões e duzentas mil vacinas aplicadas, alcançando o índice de 97,5% de imunização do rebanho. A maior parte dos pecuaristas adquiriu as doses na reta final da campanha, até mesmo pela dificuldade de encontrar o imunizante, que estava em falta no mercado.

Mas agora o cenário é outro. Além da regularidade no abastecimento das lojas especializadas em produtos veterinários, com a garantia de não faltarem doses da vacina, os produtores rurais têm outro motivo para se antecipar. É que a partir deste ano o prazo de carência da aplicação das doses deixou de existir.

Nesse prazo de carência ninguém conseguia emitir uma GTA, que é a Guia do Transporte de Animais. Com o novo modelo de vacinação a GTA é imediata e essa novidade tem entusiasmado tanto os produtores como os empresários rurais, caso de Wagner Fonseca, da Campo Verde Leilões, com sede em Igaratinga. Waguinho é um dos empresários mais conhecidos na região e se mostra entusiasmo com o desaparecimento da carência na emissão das guias:

Ele acredita que a novidade vai levar o pecuarista a antecipar a vacinação que, pela campanha em curso, só terminará no final do mês: 

A expectativa do IMA para Minas Gerais é de vacinar perto de dez milhões e meio de animais. Já para a região de Pará de Minas a previsão do órgão é de imunizar cerca de 60 mil cabeças de gado. 
Estamos na primeira fase da campanha, que considera obrigatória a vacinação em todos os bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade. A segunda fase acontecerá em novembro. E a partir do ano que vem a campanha pode desaparecer, se Minas Gerais for considerado um estado livre de aftosa.

Foto: Myrtes Pereira/Rádio Santa Cruz FM



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis