O Dia Mundial do Doador de Sangue foi lembrado ontem com diversas ações de valorização dos doadores e de conscientização sobre a importância deste ato de solidariedade que salva vidas. Hospitais e institutos especializados, como a Fundação Hemominas, realizaram campanhas, visando a manutenção de se seus doadores cadastrados, assim como a captação de novos nomes interessados em participar das coletas.
Em Pará de Minas o setor de captação de doadores do Hospital nossa Senhora da Conceição também esteve envolvido nas ações relativas ao Dia Mundial. De acordo com a coordenadora do setor, Fabíola Nogueira, este é um momento crucial para se reforçar a importância da doação, dados os níveis críticos dos bancos de sangue em todo o estado de Minas Gerais.
Fabíola destaca os desafios enfrentados na captação que vão desde os percalços da pandemia de covid-19 até as baixas temperaturas, que também afastam os doadores e comprometem os estoques de sangue.
Pará de Minas conta hoje com quase 5 mil doadores de sangue cadastrados no Hospital Nossa Senhora da Conceição, mas a grande maioria não está ativa. Segundo Fabíola, a expectativa é que o volume de doadores cresça com a ativação da Sala de Coleta de Sangue que será inaugurada no complexo de Saúde do bairro Senador Valadares. Sem a necessidade de sair da cidade para fazer a doação, ela acredita que as pessoas serão mais encorajadas a participar das campanhas
Há 0 comentários. Comente essa notícia.