Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Projeto piloto de combate ao aedes aegypti mostra resultado animador

24/06/2022
id="thumb70582" title="Projeto piloto de combate ao aedes aegypti mostra resultado animador" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/84176-controle-do-aedes-aegypti-2-.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb70582' } )"> Highslide JS

Em evento realizado na Câmara Municipal, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresentaram o balanço do Estudo de Novas Alternativas do Controle do Aedes Aegypti. 

Pioneiro no país e coordenado pela fundação, o projeto começou em setembro de 2019 a pedido do governo estadual. O objetivo é identificar opções de controle ao vetor da dengue, zika vírus e chikungunya, reduzindo o registro dessas doenças.

Ao longo desses mais de dois anos, os pesquisadores instalaram diferentes armadilhas em residências e estabelecimentos comerciais de Pará de Minas, para monitorar a eficácia das larvicidas e estruturas em que a fêmea do mosquito deposita seus ovos.

Entre as regiões avaliadas estão os bairros Padre Libério, Recanto da Lagoa, Santos Dumont, Grão-Pará, Novo Horizonte, JK, Esplanada, São Pedro, José Pereira Campos, Redentor, São Cristóvão, Serra Verde, Jardim das Piteiras I e II, Belvedere e também o prolongamento do Belvedere.

Os resultados são positivos, segundo avaliação da pesquisadora da Fiocruz, Ima Aparecida Braga. Ela atuou como subcoordenadora do estudo que possibilitará a replicação das alternativas em outras regiões do país:

O supervisor geral de combate à dengue na Prefeitura de Pará de Minas, Douglas Duarte, participou ativamente do projeto e explica os próximos passos para que as propostas sejam, de fato, colocadas em prática em outros municípios. 

O chefe da Vigilância Ambiental de Pará de Minas, Adailton Moreira, agradeceu o empenho dos agentes envolvidos, principalmente em se tratando de um trabalho que deve ser constante:

E falando da Aedes aegypti, a atualização do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, referente às doenças transmitidas pelo vetor, mostra que Pará de Minas notificou 69 casos prováveis de dengue, que englobam suspeitos e confirmados, além de dois casos de chikungunya.

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis