Pará de Minas recebeu ontem pela manhã a visita da secretária Estadual de Planejamento e Gestão, Luíza Barreto. Acompanhada de assessores e representantes do Ministério Público Federal, ela esteve na UPA 24h, no bairro Senador Valadares, para prestigiar a instalação dos equipamentos de saúde doados pela Vale, dentro do projeto Estruturação de Salas de Emergência.
Conforme divulgado pelo Jornal da Manhã, a unidade recebeu equipamentos doados pela mineradora a título de reparação dos prejuízos causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho.
A secretária tem percorrido as cidades afetadas pela tragédia, devido à poluição do Rio Paraopeba, para acompanhar as obras de reparação decorrentes do acordo assinado entre a Vale e o governo de Minas.
Em Pará de Minas, Luíza Barreto destacou a importância das melhorias para a saúde pública e disse que o intuito da reparação é evitar a perda de outras vidas.
Luíza Barreto informou que outras ações serão executadas na cidade, contemplando diferentes áreas, como iluminação pública e pavimentação de ruas nas zonas urbana e rural. A secretária ainda detalhou como está a relação do governo com a Vale, em meio a execução do cronograma de obras.
Também fez parte da comitiva, o procurador do Ministério Público Federal, Carlos Bruno. Ele enfatizou que é apenas o início da reparação e que o órgão está acompanhando a plena execução do acordo e do julgamento dos envolvidos na tragédia.
As melhorias na UPA 24h são consequência da Consulta Popular para reparação socioeconômica dos municípios afetados pela tragédia. O processo de participação social aconteceu em novembro. Dos mais de R$ 3 bilhões que serão custeados pela mineradora para as reparações, cerca de R$ 83 milhões serão investidos em obras na região de Pará de Minas.
Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.