Novidade na vacinação contra o coronavírus em todo o país. O Ministério da Saúde decidiu recomendar a aplicação da vacina CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos. Em nota, a pasta informou que os estoques já existentes nos estados e municípios devem ser utilizados também nesse novo público. No entanto, o ministério informou que “segue em tratativas para aquisição de novas doses”.
A decisão do Ministério da Saúde veio após a autorização da Anvisa, que se baseou em diversos estudos nacionais e internacionais sobre a eficácia da vacina em crianças. A aprovação vale somente para crianças que não têm problemas com a imunidade. A Secretaria Municipal de Saúde deverá se posicionar ainda nesta semana sobre a aplicação das doses nas crianças de Pará de Minas.
Já o governo de Minas informou que o estoque atual é suficiente para vacinar apenas 13% de cada grupo de crianças de 3 a 5 anos. Até a chegada de novas vacinas, a data de aplicação ficará indefinida. E apesar da recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacinação do público com Coronavac, ainda não é possível incluir o imunizante no cronograma por falta de doses.
Uma negociação está em andamento para aquisição de mais lotes de Coronavac junto ao Instituto Butantan. Após o cronograma ser estabelecido, as doses adicionais serão entregues.
Foto Ilustrativa: Prefeitura Municipal de Pará de Minas/DivulgaçãoHá 0 comentários. Comente essa notícia.