As mortes de bebês vítimas de engasgo no país ganharam destaque nos noticiários nacionais nessas últimas semanas. Esta tem sido uma das principais causas de óbitos nos primeiros 12 meses de vida das crianças.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de morte de crianças vítimas de acidentes por engasgo. Estima-se que todos os dias são registradas até 15 mortes por esse motivo.
A partir destas estatísticas, o Jornal da Manhã procurou o comando do 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, onde o Tenente Roger Cornélio também confirmou o alto índice deste tipo de ocorrência na região.
Ele disse que é comum as crianças muito pequenas e também as pessoas mais velhas se engasgarem com objetos e alimentos sólidos ou líquidos e alerta que para cada tipo de situação é necessário um cuidado diferenciado.
Já no caso de engasgamento com líquidos, o procedimento é um pouco diferente:
Durante a realização dos primeiros procedimentos, é importante as pessoas darem espaço. Somente quem está prestando o socorro deve se aproximar, mantendo a calma e a tranquilidade para ajudar com as manobras. Lembrando que os telefones de emergência são o 193, para o Corpo de Bombeiros, e o 192, que é o número do Samu.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.