Mesmo não tendo surgido no Brasil, a pizza continua sendo a refeição preferida de milhões de pessoas e com a ampliação do serviço de delivery, o consumo se manteve em alta.
Segundo um estudo que acaba de ser divulgado pelo iFood, aplicativo de delivery de comida, no primeiro semestre deste ano, a plataforma registrou cinco pedidos de pizza por segundo no país. Foram mais de 41 milhões de pizzas solicitadas por brasileiros.
Ainda de acordo com o aplicativo, o resultado é 5% maior que o verificado no mesmo período do ano passado. Entre os sabores mais pedidos, lideram o ranking: calabresa, frango com catupiry, mussarela, marguerita e portuguesa.
Mas o consumo maior não está ligado apenas ao gosto dos brasileiros pelo alimento. Desde 2008, o setor tem crescido de forma significativa, ou seja, há bastante oferta, o que contribui para um consumo elevado.
Dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) mostram que de 2008 a 2022, o número de pizzarias no Brasil cresceu 603%, passando de 12 mil para 112 mil estabelecimentos.
Em Pará de Minas, uma das mais tradicionais e conhecidas dos amantes da massa é a Pizzaria do Eli, que tem mais de duas décadas de funcionamento e se tornou uma referência na cidade.
O proprietário e fundador Eli Pereira de Souza acredita que a expansão da concorrência ajuda a empresa a sempre se manter em crescimento. Ele mesmo dá o exemplo que, após a pandemia, resolveu tirar algumas mesas da pizzaria para dar mais espaço e conforto aos clientes.
Ainda segundo Eli, hoje, além da grande concorrência, um grande desafio para qualquer pizzaria é saber administrar as receitas e despesas, sobretudo no atual cenário com a inflação elevada. Em sua pizzaria, ele deu alguns exemplos do que tem feito para fugir dos altos preços.
Para o empresário, a pandemia de covid-19, apesar de todo prejuízo que causou em diversos setores, também mostrou alguns pontos a serem explorados pelas pizzarias, como o serviço de delivery, que passou a ser a principal forma de venda no auge do cenário epidemiológico.
Segundo ele, atualmente as vendas internas não estão boas e o delivery ajuda bastante nos resultados, uma vez que boa parte das pessoas querem mais comodidade. Eli também tem notado que a qualidade do produto e atendimento passaram a ser mais exigidos após a chegada do vírus.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.