Além da Padroeira do Brasil e o Dia das Crianças, a quarta-feira também foi dedicada à literatura. Foi comemorado neste 12 de outubro o Dia Nacional da Leitura, instituído em 2009 para incentivar as campanhas de incentivo e valorização da prática da leitura, sobretudo entre as crianças, para que desenvolvam o gosto pelos livros.
Por coincidir com o feriado nacional, Pará de Minas não registrou eventos relativos a data, mas ela não passou em brancas nuvens. De acordo com a Uli Capanema, responsável pela Biblioteca Pública Municipal Professor Melo Cançado, as ações voltadas para o incentivo à leitura acontecem ao longo do ano e ganham maior destaque em outubro.
Perguntada se a data não poderia acontecer em outro momento, para que pudesse ser celebrada com exclusividade, Uli disse que não, já que a coincidência com o Dia das Crianças faz todo o sentido.
A bibliotecária lembrou que Pará de Minas é uma cidade leitora e a Biblioteca Pública Municipal registra um bom movimento de jovens e adultos no setor de empréstimo de livros. Sem citar números oficiais, Uli comemorou a procura pelos mais diversos temas da literatura nacional e internacional.
Quem ainda não é leitor registrado na Biblioteca Pública Municipal, pode solicitar a carteirinha, comparecendo à Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Basta apresentar duas fotos 3x4 e um documento de identidade. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável.
Importante lembrar que, além da Biblioteca Pública, Pará de Minas conta com outras iniciativas voltadas para o incentivo à leitura e a produção literária, caso da Academia de Letras, dos grupos “Ler para Tecer” e “Contoadas”, para debate e produção de contos, além de sarais e outros trabalhos realizados pelas escolas das redes pública e particular.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.