Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


A cidade não atingiu a meta de vacinação contra a meningite C

19/11/2022
id="thumb72805" title="A cidade não atingiu a meta de vacinação contra a meningite C" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/3d640-8f919-vacinacao-1-.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb72805' } )"> Highslide JS

A Secretaria Municipal de Saúde fez um novo chamado para a campanha de vacinação contra a meningite C.

Até o mês de fevereiro, pessoas entre 16 e 30 anos, assim como profissionais de saúde e educação, estudantes do ensino superior e técnico devem procurar as unidades de saúde para receber o imunizante. 

Normalmente ele é disponibilizado para menores de 5 anos, mas o Estado de Minas decidiu ampliar o público-alvo temporariamente, após o registro de casos em São Paulo, onde foi constatado um cenário de surto da doença. 

As autoridades de saúde também querem aumentar a proteção dos mineiros, pois, desde 2017, Minas não atinge a meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. Atualmente, o Estado tem cerca de 80% das crianças imunizadas contra a doença. 

Em Pará de Minas, a responsável pelo Setor de Imunização, Érica Regina da Silva, fez um balanço da vacinação, chamando atenção dos pais e responsáveis pelas crianças, que é o principal público-alvo da vacinação.

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. 
A doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, podendo atingir pessoas de qualquer idade, mas existem mais diagnósticos em crianças menores de 5 anos. 

Ao explicar a estratégia de vacinação do Estado, a Referência Técnica em Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Maria de Lourdes Liguori, disse que os adultos são os principais reservatórios dos agentes causadores da meningite. 

Embora a vacina seja a principal forma de prevenção à doença, Maria Liguori informou outras ações que podem evitar o contágio.

Quem procurar as unidades de saúde para se imunizar, não pode esquecer o cartão de vacinas. Os profissionais de saúde irão avaliar se há algum imunizante pendente e informar a necessidade de atualização da caderneta.

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis