A primeira sexta-feira de março foi bastante movimentada no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Pará de Minas. Dezenas de pessoas, algumas vindas de outras cidades, compareceram à unidade de saúde para salvar vidas.
Conforme foi antecipado pelo Jornal da Manhã, ontem ocorreu a primeira das três coletas de sangue previstas para o mês de março no Posto Avançado de Coleta Externa (Pace).
Ao todo, foram coletadas 57 bolsas de sangue que foram encaminhadas para a Fundação Hemominas, responsável pela administração e distribuição do sangue, hemoderivados, células e tecidos entre as unidades de saúde de Minas Gerais.
Com capacidade para atender até 70 pessoas por dia, o Pace tem sido um facilitador para muitos moradores de Pará de Minas e municípios vizinhos que antes tinham que ir até Divinópolis fazer a doação de sangue.
Na coleta de ontem, nossa reportagem encontrou doadores de diferentes idades e classes sociais, mas todos com o mesmo propósito: ajudar outras pessoas que estão passando por um momento de dificuldade e necessitam de sangue.
Nós também encontramos uma doadora novata, a jovem Camile Vitória, de 16 anos. Em sua primeira experiência ela deixou o nervosismo de lado e ficou muito feliz em poder ajudar.
A coleta de sangue no Pace em Pará de Minas ocorre a cada 15 dias, sempre numa sexta-feira. As duas próximas de março acontecerão nos dias 17 e 31. Para participar da coleta, o interessado pode entrar em contato com o call center da Secretaria de Saúde, no 0800 940 9402. Além de reservar sua vaga, ele receberá as informações necessárias para o ato solidário.
E uma notícia boa, mas ao mesmo tempo preocupante, é que, segundo atualização da Hemominas, os estoques de bolsas de sangue dos tipos O+, A- e B- melhoraram. Eles saíram do estado crítico para nível de alerta. Já o tipo O- continua no volume mais baixo.
Os demais tipos estão em níveis satisfatórios. Para mais informações sobre a doação de sangue e os pontos de coleta, o cidadão pode acessar hemominas.mg.gov.br.
Fotos: Amilton Maciel e Ilustrativa: Germano/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.