A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas deu início às ações ligadas à campanha Março Lilás, com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de colo uterino.
Trata-se de uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres ao redor do mundo. Este tipo de câncer é causado pela infecção de alguns tipos do papilomavírus humano, o HPV, e pode ser potencializada por outros fatores.
Para entender melhor o assunto o JM conversou com a médica ginecologista, Érika Vivianni da Cunha. Ela falou das principais formas de prevenção ao câncer de colo uterino, que já deve começar a partir da coleta de material das pacientes para análise. O exame está disponível na rede pública.
Por estar associado à atividade sexual, o uso de preservativos durante as relações é primordial para a prevenção do câncer de colo de útero. Já para prevenção do HPV, doutora Érika destaca a vacinação para as meninas e também para os meninos.
As pessoas adultas, com vida sexual ativa, também podem receber as doses contra o HPV, porém, elas devem procurar pelo imunizante na rede privada de saúde.
Já o público alvo da campanha realizada pelo Ministério da Saúde, meninas e meninos entre 9 e 14 anos de idade, podem procurar uma Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber as doses.
Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/DivulgaçãoHá 0 comentários. Comente essa notícia.