Março tem sido um mês diferente na Regional de Segurança Pública de Pará de Minas. Em virtude da celebração do Dia Internacional da Mulher, lembrado no último dia 8, a Polícia Civil vem realizando uma série de atividades voltadas para o combate à violência doméstica.
O delegado Carlos Henrique Gomes Bueno informou que a iniciativa se justifica pela necessidade de um trabalho de conscientização e acolhida, sobretudo das vítimas de violência. A mobilização vai até o fim do mês e também está acontecendo nas demais delegacias de Polícia Civil de Minas Gerais.
Entre os alertas feitos pela Polícia Civil neste mês temático, também aparecem informações sobre a importância da identificação de um ato de violência dentro de casa. Muitas vezes ele acontece de forma silenciosa. O delegado destaca que as agressões podem ser físicas, verbais, psicológicas e até patrimoniais.
No ano passado foram realizados mais de 400 atendimentos às mulheres vítimas de violência na Delegacia Regional de Pará de Minas. O número assusta, ao mesmo tempo em que realça o trabalho da Polícia Civil na orientação e investigações dos casos. Segundo o delegado Carlos Henrique, em muitas situações a melhor saída é a implementação de medidas protetivas:
O registro de denúncias sobre casos de violência pode ser feito pelo Disque 180, pelo 190 da Polícia Militar ou pessoalmente à Delegacia de Polícia. E a novidade é que o Governo de Minas lançou campanha para divulgar mais um importante canal de denúncias, que é a Delegacia Virtual. Por meio do site delegaciavirtual.sids.mg.gov.br também é possível registrar boletins de ocorrência, denunciar casos de violência psicológica, física ou qualquer outro tipo de violação de direitos.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.