A rede pública de saúde e, principalmente, as mulheres de Pará de Minas e cidades da região estão colhendo os frutos da oferta da mamografia em solo paraminense.
Desde junho de 2020, o exame passou a ser realizado no Hospital Padre Libério, no bairro Senador Valadares, resultado de um acordo da Secretaria Municipal de Saúde com o consórcio Icismep, que viabilizou a vinda do aparelho para a cidade.
Até então, o serviço era oferecido em Brumadinho. Apesar da oferta de transporte gratuito pela prefeitura, muitas pacientes desistiam de fazer o exame, entrando numa verdadeira zona de risco ao abrir mão da prevenção.
Com o mamógrafo em Pará de Minas, além do público local, são atendidas mulheres de Florestal, Igaratinga, Nova Serrana, Pitangui, Onça de Pitangui, São José da Varginha e Leandro Ferreira.
Um bom exemplo de como a proximidade pode ser importante para o tratamento é o caso da dona Maria de Lourdes Lima Xavier, a Maria Baiana, moradora em Onça de Pitangui.
Há alguns anos ela detectou caroços nas mamas, mas não voltou a fazer os exames. Agora, depois dos pedidos da família, conseguiu fazer a mamografia e está otimista por uma notícia boa.
O secretário de Saúde, Wagner Magesty, deu detalhes do acordo com o Icismep e anunciou que um aparelho mais moderno será integrado à rede pública de Pará de Minas.
O secretário não informou, porém, quando o novo mamógrafo estará funcionando na cidade. Segundo dados da Secretaria de Saúde, no ano passado foram feitas mais de 4.500 mamografias diagnósticas e de rastreamento para a população de Pará de Minas e da microrregião de Saúde.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.