Os escritórios de contabilidade estão bastante movimentados. Desde 15 de março que os contribuintes têm procurado os profissionais para ajudar na elaboração da declaração do Imposto de Renda para o envio das informações à Receita Federal.
Entre as novidades apresentadas pelo fisco neste ano, está o incentivo para os contribuintes usarem a declaração pré-preenchida. Apesar do formato facilitar o preenchimento dos dados, alguns profissionais percebem dificuldades em ajudar os clientes quando eles fazem opção por este modelo.
Um deles é o contador José Airton da Silva. Segundo ele, a modalidade ajuda no preenchimento individual, mas prejudica quando se trata de um prestador de serviços como ele, que atende a centenas de contribuintes.
José Airton também lembra que muitos cidadãos ainda não se atentaram para a obrigatoriedade de apresentação do imposto de renda, por isso ele reforça as informações:
E quem obteve renda proveniente do meio rural em 2022 é preciso ficar atento, porque em muitos casos também há obrigatoriedade na declaração.
O contador também recomenta aos contribuintes que reúnam todos os documentos e comprovantes necessários o quanto antes. Deixar para a última hora é correr o risco de enfrentar congestionamentos na rede e sobrecarga de trabalho nos escritórios de contabilidade.
A declaração deve ser enviada à Receita Federal até 31 de maio.Todas as informações sobre o assunto estão disponíveis no site gov.br/receitafederal.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.