As novas tecnologias têm feito com que as pessoas passem cada vez mais tempo diante das telas. Os computadores, tablets e smartphones se tornaram quase que extensões do corpo, e são utilizados para quase tudo, desde o pagamento de contas, realização de atividades profissionais, de entretenimento e também de comunicação.
Até mesmo a leitura passou a acontecer através dos aparelhos. Ela acontece através de livros em pdf ou em formato próprio para o Kindle, que é uma espécie de tablet desenvolvido especialmente para a leitura.
Um fato curioso é que apesar de toda facilidade para se acessar livros digitais ou para ler qualquer tipo de conteúdo nas telinhas, o livro físico, de papel, continua agradando públicos de todas as idades.
Em Pará de Minas não é diferente. Nas livrarias a procura pelos bom e velho livro impresso continua grande. Quem confirma este comportamento do público local é a empresária Carolina Mendes Brochado, sócia proprietária da Brinquelê.
Ela percebe que pessoas de todas as idades ainda nutrem o gosto pela leitura, com destaque para o público adolescente que vem crescendo cada vez mais.
Na Biblioteca Pública Municipal Professor Melo Cançado a situação se repete. De acordo com a responsável pelo espaço, Uli Capanema, o volume de empréstimos de livros físicos é grande:
E para agradar a este público leitor mais tradicional, que mantém o gosto pelo toque nas páginas e o cheiro do livro impresso, a Biblioteca Pública mantém um acervo de mais de 45 mil títulos. Os livros estão divididos por gênero literário e temas, com destaque para literatura brasileira e internacional, romances, biografias, autoajuda, empreendedorismo e temas religiosos.
Para fazer a carteirinha de leitor, basta comparecer à biblioteca, no primeiro piso da Casa da Cultura, levando uma foto 3x4, comprovante de residência e um documento de identificação. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Arquivo Pessoal/ReproduçãoHá 0 comentários. Comente essa notícia.