Jovens com 15 anos já podem emitir o título de eleitor. A solicitação do primeiro título pode ser feita pela internet, pelo Autoatendimento do Eleitor, no sistema on-line Titulo Net.
Ao acessar o sistema, o jovem deve selecionar a opção ‘não tenho’ na aba ‘Título de Eleitor’ e preencher todos os campos indicados, como nome completo, e-mail, número da Carteira de Identidade e local de nascimento.
Além dessas informações, é preciso anexar fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. É necessário ainda juntar comprovante de residência. Agora, quem preferir pode se dirigir ao Cartório Eleitoral para que o procedimento seja feito de forma presencial.
Desde 2021, que o Tribunal Superior Eleitoral permite aos jovens que completarem 15 anos a emissão do documento, mesmo que só possam votar efetivamente, quando completarem 16 anos de idade.
E o Tribunal Superior Eleitoral já iniciou a produção das novas urnas eletrônicas, modelo UE 2022 que serão utilizadas nas eleições municipais do ano que vem. Elas vão substituir os aparelhos até então usados.
A fábrica de urnas, localizada em Ilhéus, na Bahia, irá produzir 219.998 equipamentos até fevereiro de 2024, o que representa a segunda maior produção da história.
De acordo com o TSE, a urna eletrônica tem vida útil de dez anos, aproximadamente seis eleições. As novas unidades serão usadas pela primeira vez para a próxima escolha de prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios brasileiros.
Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.comHá 0 comentários. Comente essa notícia.