Em 2022 Pará de Minas ganhou uma lei municipal criando mecanismos de segurança na contratação de crédito por aposentados e pensionistas do INSS, assim como para as pessoas sem condições de demonstrar capacidade de discernimento.
O texto tinha por objetivo impedir que estas pessoas, sobretudo as mais vulneráveis, sofressem golpes ligados à tomada de empréstimos em seu nome, sem autorização, o que comprometeria a renda mensal com o pagamento das mensalidades. Infelizmente, muita gente continua convive com este tipo de ação. Alguns enfrentaram o problema antes mesmo a aprovação da lei e ainda hoje sofrem as consequências.
É o caso de Dona Elenir Dias Alves, moradora do bairro Padre Libério. Ela conta que o marido, de 76 anos, foi vítima de um golpe. Uma pessoa, ainda não identificada, fez um empréstimo em nome dele, no valor de R$6 mil.
O casal jamais viu a cor do dinheiro, ainda assim, as parcelas de R$300,00 começaram a ser cobradas mensalmente, com desconto direto na aposentadoria. O fato aconteceu há dois anos, quando Dona Elenir recorreu à justiça para reverter a situação e recuperar o dinheiro das parcelas. Acontece que, com a lentidão do judiciário, até hoje nada foi feito, e o casal segue arcando com os prejuízos do golpe.
Na expectativa de ter o problema resolvido, Dona Elenir orienta aos aposentados e pensionistas que redobrem o cuidado com seus cartões e senhas bancárias, para garantir a segurança de seus vencimentos e impedir a realização de algum tipo de empréstimos indesejado.
Foto: Reprodução/pixabay.com
Há 0 comentários. Comente essa notícia.