A Receita Federal divulgou um alerta sobre golpes praticados na internet que têm a finalidade de roubar dados ou até dinheiro de contribuintes. Segundo o Fisco, sites falsos estão prometendo antecipar a restituição do Imposto de Renda, aproveitando-se da “boa-fé” dos contribuintes. As páginas anunciam vantagens para os cidadãos a fim de obter dados, documentos e suas informações fiscais.
Em alguns casos, segundo o alerta, os criminosos requerem até o pagamento de taxas a fim de agilizar determinado procedimento. A Receita Federal esclarece que essas promessas são mentirosas e ilegais. A antecipação da restituição até é considerada uma prática comum de instituições bancárias. Mas, neste caso, trata-se de um empréstimo tendo a restituição como garantia.
O crédito deve ser solicitado pelo próprio contribuinte na unidade bancária onde tem conta. Neste ano, o envio das declarações do Imposto de Renda se encerra na próxima semana, no dia 31 de maio. Na mesma data está previsto o pagamento do primeiro lote de restituição.
E os últimos dados da Receita Federal mostram que em Pará de Minas já foram entregues 13.526 declarações do imposto. Desse total, mais de 62% dos contribuintes serão restituídos. A expectativa do Fisco é que na cidade sejam entregues cerca de 18 mil declarações até o final do prazo.
Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.