Alunos do sexto ano da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, em Florestal, foram destaques na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) 2023, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a apresentação do Trilha Sustentável.
Trata-se de um jogo de tabuleiro que aborda como temática principal os pilares da sustentabilidade. Ele foi desenvolvido pelos estudantes de uma turma do 6º ano em parceria com o professor de Artes, Alex Sandro Nogueira Silva, a professora de Ciências da Natureza, Patrícia Libéria Nogueira, e nove alunas do curso de Biologia da UFV, que participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
O jogo possui um trajeto de 47 casas e contempla o participante que chegar primeiro na casa final. Ele está fundamentado nos três pilares da sustentabilidade: meio ambiente (representado pelo campo da árvore), social (representado pelo pilar de dois bonecos) e econômico (representado por um saco de dinheiro).
Para chegar ao final, o jogador passa por diferentes campos, sendo que em cada um ele deve responder a uma pergunta relacionada ao conceito estabelecido no tabuleiro. Há, ainda, campos com um ponto de interrogação, que é uma carta surpresa com perguntas sobre valores.
Segundo a professora Patrícia Nogueira, a atividade é adaptada para pessoas com deficiência e proporciona, de forma lúdica e prazerosa, o processo de ensino-aprendizagem. Ao JM, ela deu mais detalhes sobre o jogo.
Ao todo, 32 alunos participaram do processo de elaboração do jogo. Patrícia Nogueira afirmou que a escolha pela turma do 6º ano se deu pela presença de estudantes com necessidades educacionais especiais, de forma a incluí-los, também, no desenvolvimento do projeto.
Diante do sucesso do Trilha Sustentável, os professores decidiram inscrever a proposta na Sepe 2023, evento tradicional da Universidade Federal do Paraná. E eles foram contemplados para uma apresentação na sede da instituição em Curitiba, o que aconteceu na última semana.
De acordo com Alex Sandro Nogueira Silva, foi um momento marcante para toda escola, principalmente pelo feedback recebido pelo público que acompanhou a apresentação. A partir de agora, a intenção é levar a atividade para outras turmas, compartilhando o conhecimento sobre sustentabilidade e inclusão.
A Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende possui mais de 900 alunos matriculados, divididos em Anos Finais, Ensino Médio e Educação Especial.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.