A rede de saúde celebra hoje o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Unidades públicas e privadas realizarão ações ao longo do dia para reforçar a conscientização da importância do exame para o desenvolvimento saudável do bebê.
O teste do pezinho é obrigatório em todo o país. Ele é responsável por detectar uma série de doenças e condições congênitas que, identificadas logo no início da vida, podem fazer a diferença nos índices de mortalidade infantil.
O primeiro exame realizado no Brasil aconteceu em 1976 através de uma ação da Apae de São Paulo. A partir de 1990, ele foi inserido no Estatuto da Criança e do Adolescente, ganhando mais popularidade junto à sociedade e ao poder público.
Segundo a pediatra Guaniara Cunha, o exame é simples de ser feito, mas os pais devem ficar atentos ao período recomendado para sua realização.
A pediatra também chamou atenção para o período pós-exame. É que alguns pais se esquecem do teste ou acreditam que o resultado chegará direto para o profissional de saúde.
Em Pará de Minas, na rede municipal de saúde, o teste do pezinho é realizado gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.