Criado em 2019 por um grupo de voluntários, o Aumigos se tornou um importante aliado no trabalho de proteção animal em Pará de Minas, e agora está precisando da ajuda da comunidade.
Atualmente com seis protetores voluntários, o projeto atua no resgate e no cuidado com cães e gatos doentes e abandonados nas ruas, além de intermediar processos de castração e de adoção para que os pets tenham um lar.
O Aumigos não tem sede física e toda a mobilização é feita pelo seu perfil no Instagram, onde acontecem as divulgações de adoção, animais perdidos e outras orientações aos seguidores.
A ausência do espaço próprio, pela falta de condições financeiras, é um dos principais desafios do grupo porque os voluntários precisam se desdobrar para acolher os animais resgatados nas ruas. Muitas vezes é necessário abrigar os animais nos chamados Lares Temporários.
De acordo com Esther Mascarenhas, voluntária do Aumigos, a necessidade é mesmo do espaço, pois a alimentação e os outros custos são bancados pelo Aumigos. Ao Jornal da Manhã, ela explicou as condições e características que o lar deve ter para receber os pets.
Mas o desafio do Aumigos vai além da necessidade de espaço. Por ser um grupo voluntário sem fins lucrativos ele não recebe ajuda financeira do poder público e não é patrocinado por investidores.
Todos os custos são bancados pelos voluntários ou pessoas da comunidade que ajudam com a doação de dinheiro ou produtos, como ração e casinhas, dentre outros.
Segundo Lais Rios, que também está no grupo desde 2019, entre tantas despesas a mais elevada diz respeito aos serviços contratados em clínicas veterinárias da cidade para o tratamento de cães e gatos que são resgatados doentes.
Para angariar fundos e manter o trabalho, o Aumigos lançou a campanha ‘Empresa Aumiga’, cujo objetivo também é divulgar as que apoiam a causa animal em Pará de Minas.
Outra ação para levantar recursos é o bazar solidário, que comercializa diversos itens que são doados pela comunidade a preços acessíveis. O bazar também é realizado on-line, com a divulgação de todos os produtos. Para conhecer o trabalho do grupo, o cidadão pode acessar no Instagram o perfil @aumigos_pm.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.