A temporada de festas juninas, que deve se estender para o mês de julho, deve ser marcada por muita alegria, dança, forró e comidas típicas deliciosas. Nem mesmo o frio tira o entusiasmo de quem gosta dessas festividades.
Mas a empolgação não pode ofuscar os cuidados que esses eventos demandam, especialmente no que diz respeito aos acidentes de natureza elétrica.
A tradicional festa folclórica costuma deixar ruas, praças, escolas e casas enfeitadas, com bandeirinhas e outros adornos típicos desta época. A ornamentação dá um charme a mais no evento, mas quem organiza deve ficar atento ao local e o modo como está sendo instalado.
O alerta é de Lauro Fernando Ribeiro, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig.
Além dos enfeites aéreos, outra tradição são as fogueiras e os fogos de artifício. Lauro Ribeiro comenta sobre os riscos que essas práticas podem causar à rede elétrica.
Ainda sobre a combinação entre fogo e rede elétrica, o gerente da Cemig lembra que os famosos balões, apesar de não serem típicos em Minas Gerais, são potenciais causadores de acidentes com a rede, podendo causar falta de energia e colocar em risco edificações, florestas, distribuidoras de combustíveis e fábricas.
Por fim, Lauro Ribeiro chama atenção para as ligações temporárias, outro problema que tem grande potencial para causar estragos, além de ser proibido pela lei.
A Cemig orienta que, em caso de ocorrência com a rede elétrica externa, basta ligar imediatamente para a Cemig no telefone 116 ou acionar a companhia pelo WhatsApp (31) 3506-1160.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.