Cidadãos de Pará de Minas já podem acessar o Painel de Crimes com Causa Presumida LGBTQIA+fobia. A plataforma é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública e permite o acesso ao perfil de vítimas e autores e a detalhes de ocorrências de crimes desta natureza registradas desde 2016.
Segundo a pasta, o painel é resultado de um trabalho pioneiro, elaborado para dar transparência aos dados de crimes sofridos pela população LGBTQIA+, bem como para subsidiar a formulação de políticas públicas e a tomada de decisão referentes a essa população.
Em Pará de Minas, o painel mostra que, desde 2016, foram registrados 13 crimes. Entre 2018 e 2022, foram notificados um crime por ano. Já em 2023, as autoridades de segurança pública registram duas ocorrências, sendo uma em janeiro e outra em fevereiro.
Do total de crimes notificados, a maioria (6) é de ameaça. Há, também, difamação e injúria, com dois casos cada, e lesão corporal, vias de fato/agressão e outras infrações contra dignidade sexual e contra família.
Outro dado que chama atenção é que a maioria dos crimes aconteceu no domingo, entre 18h e 23h59. As informações completas do painel podem ser acessadas no site seguranca.mg.gov.br.
Foto Reprodução Agência Minas - Sejusp/DivulgaçãoHá 0 comentários. Comente essa notícia.