Os golpes com cartão de aproximação estão crescendo, segundo alerta da Associação Brasileia das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.
Desde a pandemia, o pagamento por aproximação tem se popularizado no Brasil e já ultrapassou 40% das compras presenciais feitas com cartões. E esse índice representa um crescimento de quase 50% em comparação com o mesmo período de 2022, quando R$200 bilhões foram gastos dessa maneira.
O crescimento da modalidade se deve à maior confiança dos cidadãos na tecnologia, no entanto, é preciso redobrar a atenção porque os estelionatários também estão por dentro desse padrão de comportamento.
Exatamente pelo fato da aproximação não exigir confirmação de pagamento, a dor de cabeça mais comum é a perda ou o roubo do cartão, o que vem causando inúmeros prejuízos às vítimas.
A Polícia Civil orienta que, caso você seja vítima do golpe, a primeira coisa a ser feita é pedir o bloqueio do cartão e, em seguida, fazer a contestação no banco. Depois disso, é importante fazer um boletim de ocorrência.
Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.comHá 0 comentários. Comente essa notícia.