A quinta-feira foi de festa na rede pública de saúde de Pará de Minas, com a celebração dos três anos de funcionamento do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Localizado no bairro Senador Valadares, ao lado do Hospital Municipal Padre Libério, o AME se tornou um importante equipamento público da saúde, voltado para a atenção secundária.
Na unidade, são ofertadas consultas especializadas, pequenas cirurgias, pré-natal, posto de coleta de sangue, sala de vacina, atendimentos à saúde da mulher e da criança, entre outros.
Ao comentar sobre os três anos de funcionamento, o secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, destacou que o serviço tem beneficiado todas as cidades que fazem parte da microrregião de saúde de Pará de Minas.
Somente neste ano já foram realizadas mais de 40 mil consultas. O diretor do AME, Clelton Pacheco, também ressaltou os ganhos para a saúde pública de Pará de Minas.
No entanto, fez uma ponderação a respeito de um desafio da unidade. Embora o AME tenha ampliado a oferta de consultas especializadas, ainda há muita demanda na cidade, e uma grande quantidade de pacientes está faltando às consultas sem informar antecipadamente.
Para ter acesso ao AME, o paciente precisa passar, primeiro, pela UBS de seu bairro, a chamada atenção primária da saúde. Se houver necessidade de um atendimento especializado, ele será encaminhado para a unidade do Senador Valadares.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.