A busca por tratamentos de saúde alternativos, mais baratos, com resultados mais rápidos e menos efeitos colaterais, não é uma exclusividade dos profissionais da saúde humana.
A chamada Medicina Integrativa, que agrega diversas terapias ao tratamento convencional também já acontece na medicina veterinária. Em Pará de Minas a modalidade já é trabalhada na Clínica Animal, pela médica veterinária Clara Mendes.
Há três anos ela vem estudando técnicas e buscando o que há de mais avançado na Medicina Integrativa para os pets, inclusive, fez pós graduação na área, buscando elementos da Medicina Oriental para serem aplicados nos bichinhos.
Em conversa com o JM, Clara explicou que o que mais chama atenção nesta modalidade é o resultado mais rápido e a redução do sofrimento dos pets.
A veterinária lembra que os pacientes precisam de um atendimento individualizado, sem protocolos.
Clara destaca a resposta mais rápida aos tratamentos, quando eles acontecem paralelamente, inclusive em situações mais críticas.
As técnicas da Medicina Integrativa têm crescido muito no país, assim como a aceitação dos tutores em relação a elas. Entre as principais estão a medicina chinesa; variações de fisioterapia; laser-terapia e até tratamentos com canabin oides, que são substâncias que podem ser encontradas e extraídas da planta da maconha.
Clara conta que esta também é a realidade de Pará de Minas. Ela reconhece que ainda há alguma resistência mas, aos poucos, a aceitação começa a aparecer, sobretudo diante dos resultados mais rápidos, garantindo a qualidade de vida do animal.
Foto: Reprodução Arquivo Pessoal - Clara MendesHá 0 comentários. Comente essa notícia.