A Secretaria Estadual de Educação disponibilizou o mapeamento sobre demandas de cursos profissionalizantes em Pará de Minas, que podem ser ofertados no programa Trilhas de Futuro a partir do ano que vem.
A plataforma fornece dados sobre áreas com maior procura de mercado, empregabilidade promissora e quais os cursos são ofertados. A partir destas análises, o Estado elaborou um indicador de prioridade para cada município.
Em Pará de Minas, os cursos técnicos que mais atraíram os candidatos foram: alimentos; saúde bucal; análises clínicas; carpintarias; contabilidade; secretariado; e transporte de cargas. E destes, somente dois apresentaram empregabilidade promissora, portanto, foram classificados como os primeiros na ordem de prioridade: alimentos e saúde bucal. As outras áreas mencionadas vêm na sequência.
O mapeamento aconteceu a partir de dois levantamentos, um pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, em escuta ativa com o setor produtivo; e o outro pelas Superintendências Regionais de Ensino (SREs), a partir das demandas locais apresentadas.
Com a divulgação do mapeamento, as instituições poderão analisar a possibilidade de disponibilizar novos cursos no Trilhas de Futuro, com um catálogo de oportunidades já alinhado às chances de empregabilidade de cada região.
O programa tem como objetivo oferecer, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.
Neste ano, mais uma vez, o Senai foi a única instituição a oferecer cursos do Trilhas de Futuro em Pará de Minas. Foram cursos técnicos profissionalizantes: Eletrônica; Mecânica; Meio Ambiente; Eletroeletrônica; Segurança do Trabalho; e Desenvolvimento de Sistemas.
Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.comHá 0 comentários. Comente essa notícia.