Uma notícia boa, que tem repercutido muito na região. Um jovem de 24 anos, morador de Conceição do Pará, recuperou a visão – após um grave acidente de trabalho – através da Oxigenoterapia Hiperbárica.
O procedimento foi realizado pelo Complexo de Saúde São João de Deus, de Divinópolis, em parceria com uma clínica particular. O paciente se chama Ruan e deu entrada no dia 11 de agosto, dois dias após uma explosão de soda cáustica o atingir nos olhos, braço e abdômen, a uma temperatura de mais de 103°.
Ruan chegou ao hospital em estado crítico, com 90% do olho direito comprometido pelos ferimentos. Foi constatada uma lesão gravíssima na córnea direita, com um prognóstico de evoluir para uma cegueira, além dos danos inferiores na visão do olho esquerdo.
Após os exames, a equipe médica submeteu Ruan ao tratamento de Oxigenoterapia Hiperbárica. Segundo o São João de Deus, neste procedimento o paciente respira oxigênio puro enquanto é submetido a uma pressão de duas a três vezes mais que a pressão atmosférica ao nível do mar.
Durante o procedimento, o paciente permaneceu no interior de uma câmara hiperbárica, provocando uma cicatrização mais ágil e eficaz, não apenas no tecido da pele, como em todo o corpo.
De acordo com o médico Dr. Henrique Maciel Prudente, a hiperbárica tem muitos benefícios já comprovados para lesões de pele, mas a recuperação da visão do paciente, de maneira tão veloz e completa, foi considerado um momento ímpar. Ruan recebeu alta após 12 dias internado, e segue o tratamento em casa.
Foto: Reprodução CSSJD/DivulgaçãoHá 0 comentários. Comente essa notícia.