Já visando a temporada de chuvas no final deste ano e início de 2024, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) promoveu um curso para identificação de áreas de risco no período chuvoso.
A capacitação foi realizada em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Cerca de cem coordenadores municipais de defesa civil de todo o estado participaram, e entre eles estava o Capitão Edson Cecílio da Silva, responsável pelo órgão em Pará de Minas.
O curso buscou qualificar os gestores para gerenciar, de forma eficiente e segura, situações de emergência e desastres naturais. A parte teórica aconteceu através de aulas virtuais e a fase prática ocorreu na última semana, em Ouro Preto.
Edson Cecílio dá mais detalhes sobre como foi o aprendizado na prática e a importância dele no aperfeiçoamento dos trabalhos da Defesa Civil na cidade.
Durante as próximas etapas do curso, os coordenadores municipais serão capacitados para desenvolverem ações preventivas e de respostas a desastres hidrológicos como inundações, alagamentos e enxurradas.
Em Pará de Minas, de acordo com os acionamentos registrados pela Defesa Civil Municipal, esses dois tipos de riscos representam mais de 95% das manifestações atendidas no período de novembro de 2022 a 31 de agosto de 2023.
O Capitão Edson Cecílio diz que a atuação popular é fundamental para o trabalho da Defesa Civil, por isso, deixa um recado aos cidadãos de Pará de Minas.
Para acionar a Defesa Civil, o cidadão pode ligar no 199. O atendimento ocorre 24 horas por dia.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.