A Regional de Segurança Pública de Pará de Minas continua investindo em ações de conscientização sobre a violência doméstica.
O assunto tem sido abordado em diferentes ambientes pela Delegacia de Atendimento à Mulher, com o intuito de informar a sociedade sobre as diversas formas de violência, como elas acontecem, como identificá-las e os meios para denunciar.
A ação mais recente aconteceu na Câmara Municipal de Papagaios, onde uma palestra foi ministrada para os servidores da saúde e assistência social e o público em geral.
A Polícia Civil entende que a conscientização é um trabalho de longo prazo, mas necessária diante de uma realidade a qual muitas mulheres sofrem algum tipo de violência doméstica.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, Minas Gerais foi o terceiro estado com mais ligações pedindo socorro por algum tipo de violência contra mulher. Foram quase 32 mil ligações para o 190, 6 mil a mais que o ano anterior.
O delegado Regional, Carlos Henrique Bueno, diz que esse problema deve ser tratado com muita seriedade e informação, a fim de identificar e punir os autores.
Além de informar sobre as formas de violência, o delegado Carlos Henrique considera fundamental abordar os meios para fazer denúncias. E ele não se refere apenas às vítimas, mas também a quem flagra os abusos.
Além do 190 da Polícia Militar, as pessoas podem ligar para os números 100, 180 e 181. Em todos eles, a denúncia é anônima. A partir do momento que o cidadão registra a acusação, uma equipe investiga se as informações repassadas procedem e, constatando o crime, age para penalizar o autor e proteger a vítima.
Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Reprodução/pixabay.com
Há 0 comentários. Comente essa notícia.